sexta-feira, 23 de abril de 2010

Times da série A aparecem depois de nove anos nas quartas da Copa do Brasil

A Copa do Brasil, o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil na atualidade, realizada em moldes semelhantes aos de competições como a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, US Open Cup, Copa Chile, Copa da Escócia, etc, tem a sua competição atualmente com 64 clubes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Desde 2001, quando os classificados para a Libertadores deixaram de participar da competição, da Copa do Brasil, equipes de séries inferiores começaram a se destacar neste campeonato. Mas neste ano aconteceu algo inusitado, pela primeira vez as quartas de final reúnem oito times da Série A, tirando o Atlético Goianiense que apresenta entre os classificados. Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Atlético-MG e Vitória completam a lista.
Times como o Santo André e o Paulista apareceram nos ultimos tempos entre os oito melhores times e conquistaram títulos em 2004 e em 2005 respectivamente. Isso se deve, talvez, ao motivo de que os classificados para a Libertadores deixaram de participar da Copa do Braisl, segundo a CBF para evitar que o calendário desses clubes ficasse apertado.
Como a performance sugere que os brasileiros na competição sul-americana são os melhores do país (foram os primeiros colocados no Nacional anterior e um deles venceu a Copa do Brasil), abre-se espaço para “surpresas”. Houve ano, como 2005, que quatro times que não faziam parte da elite estiverem entre os oito melhores da Copa do Brasil: Paulista, Ceará, Treze (PB) e Baraúnas (RN). Estes dois últimos eram da Série C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário