quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pinacoteca e sua história

Nos dias de hoje está sendo mais que indicado como, pode-se dizer, obrigado a trazer mais cultura e conhecimento para nossas crianças que são invadidas cada dia que passa por novas tecnologias o que as deixam mais presas na frente da televisão e computadores. É muito difícil ver nos meios de comunicação da nossa geração incentivo ou até mesmo reportagens valorizando espaços culturais e de estudo do Estado de São Paulo a população.
Muitas crianças até mesmo adultos nunca foram, por exemplo, na famosa Pinacoteca, inaugurada em 24 de dezembro de 1905, que traz grandes exposições de artistas famosos pelo mundo inteiro. É o museu de arte mais antigo da cidade que no inicio o acervo da Pinacoteca consistia em 26 pinturas de artistas renomados da época como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Antonio Parreiras, entre outros.
Durante as primeiras décadas de existência, a Pinacoteca ampliou seu acervo com ênfase na arte brasileira do século XIX, mas isso começa a mudar em 1967 quando o prédio do museu foi reformado e pode ampliar as atividades e mudar os critérios de escolha das obras. Com isso a coleção de arte brasileira do século XIX passa a ser contemplada, pouco a pouco, por obras também importantes de períodos posteriores.
Ao longo de mais de 100 anos de existência, a Pinacoteca conseguiu um grande avanço na sua trajetória com um acervo de mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e diferentes autores, mais de um milhão de visitante somente nos últimos três anos, dois prédios com mais de 20 mil m2, enfim conhecimento e experiência consolidada em todas as áreas e refletidas em seus acervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário